Minha primeira aula de Yoga Restaurativa

Ainda tenho em mim, o resíduo da minha primeira experiência com a Yoga Restaurativa. Era início do outono de 2004 em Nova York e eu tinha acabado de me mudar para a cidade. Com todas as expectativas e ansiedade causadas pela mudança de país, entrei na aula da professora Kristin Leal, sem saber o que eu vivenciaria. Pela primeira vez senti de forma consciente as tensões se dissolvendo completamente e a resposta de relaxamento do corpo. Ficou claro naquele momento que a Yoga Restaurativa era a minha prática. Mas foi somente um ano depois que iniciei a minha primeira formação como professora de yoga com a intenção de aprofundar a minha prática pessoal e ter o entendimento das posturas restaurativas. Tive a imensa sorte de ter as inspiradoras Kristin Leal e Gina Menza como minhas primeiras professoras nessa jornada.

O meu caminho na Yoga Restaurativa

Quando retornei ao Brasil no final de 2005, já não conseguia mais trabalhar com organização e produção de eventos, era como se eu tivesse desenvolvido uma intolerância ao estresse. Foi um momento difícil reconhecer que eu não estava feliz e não queria mais fazer o que eu fazia, mas também, não tinha coragem de largar tudo e começar uma nova profissão aos 30 anos, quando estava em um ponto alto da minha trajetória profissional.

Foi quando o Marcello, meu marido, me fez a pergunta certa, que clareou tudo: “O que te move? O que você faria até de graça?”. Sem pensar duas vezes, respondi: “Ajudar as pessoas”. Um tempo depois, comecei a dar aulas de yoga restaurativa e vinyasa yoga e nunca mais parei.

Aqui no Brasil não se falava sobre Yoga Restaurativa com a abordagem que eu havia aprendido em Nova York e acabei sendo uma das precursoras a difundi-la no Rio de Janeiro. “Jamais olhei para a Yoga Restaurativa como uma oportunidade de explorar um novo nicho dentro desse mercado, meu primeiro objetivo era divulgá-la para que tivessem horários regulares nos centros de yoga e eu também pudesse praticá-la”.

Começar a ensiná-la e posteriormente dar workshops nas escolas de yoga foi uma demanda que surgiu naturalmente. Por conta dos meus filhos, concentrei todo o meu trabalho no Rio de Janeiro, pois a procura pelas aulas eram enormes, principalmente pelos professores de yoga, que começavam a praticá-la e queriam estudá-la comigo. Até mesmo durante a minha licença maternidade tive dificuldades de encontrar professores substitutos que pudessem cuidar das minhas turmas e alunos particulares.

Buscando aprofundar as minhas aulas e cursos, em 2009 fiz a formação em Yoga Restaurativa pelo método Relax and Renew ® na California, com a renomada professora Judith Hanson Lasater, Ph.d.
(https://www.restorativeyogateachers.com/#home/teacher-details/57fcc413b551c0d11ed5cce4/)

Em 2012 me tornei pranaterapeuta (Pranic Healing ® – Mestre Choa Kok Sui) e em 2014 fui licenciada pelo Institute for Inner Studies – Filipinas (globalpranichealing.com) como instrutora de Pranic Healing ® nível básico.

Com grande interesse pela cura e pelo conhecimento do corpo físico, decidi ingressar no mestrado em Microbiologia Geral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014. Após dois anos de dedicação intensa, fui aprovada em 2016 pela banca de professores, recebendo a nota máxima de 10 e obtendo o conceito A. Essa experiência acadêmica contribuiu significativamente para minha jornada de aprendizado e me proporcionou uma base sólida de conhecimentos na área da microbiologia.

Em 2018, ainda em tratamento de um câncer de mama, inaugurei o YOGAPICs, um lugar que surgiu do meu desejo de aliar os tratamentos médicos a prática da yoga e fundei o Instituto ZENcancer, uma associação sem fins lucrativos, que oferece gratuitamente aulas de Yoga Restaurativa e muitas outras práticas de autocuidado, autoconhecimento e bem-estar para pacientes oncológicos e seus familiares fora e dentro dos hospitais.
Em setembro do mesmo ano, senti que estava na hora de reciclar os meus conhecimentos, trocar experiencias e viajei para estudar com a professora Gail Grossman autora do livro “Restorative Yoga for life” em Port Washington, NY, nos EUA.

Toda essa experiencia e muitas outras eu compartilho no livro lançado em 2020, “O que Aprendi com minhas células rebeldes?”. Um livro que fala como a vida vai nos preparando para os desafios e nos dá a oportunidade de usarmos as ferramentas que temos.

Em 2022, a convite da Maria Alice Medina fundamos a Associação ZENcancer Portugal – Saúde Integrativa em Oncologia. Esse sem dúvida, foi um dos momentos mais significativos da minha jornada, e ao olhar para trás, sinto uma profunda gratidão por ter seguido minha intuição e acreditado naquilo que verdadeiramente me move.

Sejam bem-vindos em mim!