Programa Anicca Yoga Teen

Sobre Programa Anicca Yoga Teen

“Cobrir toda a terra com couro – onde poderia encontrar tal quantidade de couro?

Mas com solas de couro nos meus sapatos, é como se cobrisse toda a terra.

O curso externo das coisas eu mesmo não posso conter

Mas treinando a mente, o que ficou para ser contido?”

Shantideva

 

Objetivo:

O objetivo do Programa Anicca Yoga Teen  é proporcionar um espaço seguro para os jovens expressarem suas emoções e falarem sobre questões que lhes afetam enquanto indivíduos e coletividade. 

De forma coordenada, dinâmicas individuais e de grupo, postura de Yoga, respiração e meditação serão vivenciadas como ferramentas para acessar, estudar e liberar emoções e acúmulos pssicossomáticos.

Cultivando equilíbrio emocional e espaço interno, renovamos nossa energia vital, saúde e sanidade básica para lidar com o que quer que a vida apresente perante nós em seu jorrar incessante e impermanente (anicca).  

 

Habilidades promovidas com essa abordagem:

Auto Conhecimento – Regulação emocional – Escuta – Comunicação Colaborativa – Adaptabilidade – Foco – Transformação de conflitos internos – Saúde – Sociabilidade.

 

Frequência: 1 vez por semana

Terças as 16:15h às 17:30h – de 11 aos 14 anos

Quartas às 17:15 às 18:30h – de 15 aos 17 anos

 

Estrutura:

As aulas do programa Anicca Yoga Teen tem 75 minutos de duração e são estruturadas em três fases: decantar; acessar; e liberar.

 

  • Fase decantar: 
  • Duração: 15 minutos
  • Chegada, decantação do dia – Prática física e respiratória.
  • Materiais: Asanas de yoga combinadas com respiração e meditação guiada.
  • Objetivo: Conduzir o grupo no decantar dos excessos de experiências do dia e compor um sistema propício ao desenvolvimento das fases de acesso e liberação.

 

  • Fase acessar: 
  • Duração: 20 minutos
  •  Dinâmicas temáticas – acessando situações de conflitos diários.
  • Materiais: vídeos, gravuras, jornais e revistas, papel e canetas coloridas, teatro, mímica, dança.  Dinâmicas individuais, entre pares e em grupo. Os materiais e técnicas serão aplicados tendo como referência um tema ou acontecimento contemporâneo e o conteúdo de debate será trazido pelos jovens. 
  • Temas: Os temas seguirão o calendário mensal de datas temáticas das Nações Unidas, abrangendo assuntos como igualdade de gênero, raça, meio ambiente, cultura, deficiência física e mental, saúde. 
  • Objetivo: Estimular os jovens a, por meio de temas e debates atuais, entrarem em contato com experiências de conflitos pessoais ou de terceiros bem como, sentimentos e comportamentos resposta associados e conhecer experiências de conflitos, sentimentos e comportamentos de outros jovens.

 

  • Fase liberar: 
  • Duração: 30 minutos – Confeccionando sapatos de couro – Liberando emoções e acessando novos comportamentos resposta.
  • Materiais: Exercícios físicos, respiratórios, meditação guiada, técnicas e treinamentos de escuta e de fala. 
  • Objetivo: Liberar emoções acessadas durante a aula e experimentar novas formas de comportamento resposta. Dependendo do tema do dia e do que surgir nas dinâmicas, serão utilizadas técnicas coordenadas de liberação emocional por meio de postura de yoga, respiração e meditação guiada. Também por meio de dinâmicas e exercícios, serão vivências de novas possibilidades de comportamento resposta serão experimentados. O objetivo aqui é dotar os jovens de ferramentas para liberar emoções e escolher melhores respostas para situações de conflitos que vivenciarão em suas rotinas diárias. 

 

 

 

 

Corpo de instrutores:

Luciana Lobo

Rafaela Selem

 

Algumas das referências utilizadas para a elaboração do programa:

BARRET, Jerome; BARRET, Joseph. 2004. A History of Alternative Dispute Resolution (ADR): The Story of a Political, Cultural and Social Movement. The Association for Conflict Resolution. 320p. 

FISHER, Roger. SHAPIRO, Daniel. 2009. Além da Razão: A força da emoção na solução de conflitos. São Paulo: Editora Imago. 

Krissy, Pozatek. 2016. Educação Valente: um guia de inspiração budista para formar crianças com resiliência emocional. Teresópolis: Lúcida letra. 218 p.

PANTAJALI, s.d. The Yoga Sutra of Pantajali. Virginia, Integral Yoga Publications  251p. 

ROSEMBERG, Marshall. 2006. Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora. 285p. 

Shantideva. s.d. The Way Of The Bodhisattva. Boston, Shambala publication. 

Gostou? Deixe seu contato que ligamos para você!




Depoimentos

Rua Voluntários da Pátria 445, sala 508 - Botafogo , Rio de Janeiro, RJ – Brasil CEP: 22270-005

(21) 3586-0002

contato@yogapics.com.br

Aulas das 7h às 20h
Atendimento ao público sempre a partir das 14h às 20h.
*Agende a sua visita.